Nasceu da vontade de colectar um núcleo Bibliográfico na Comunidade do Morro do Palácio em Niterói,Rio de Janeiro,dirigido à primeira infância e adolescência e gerar assim a Biblioteca,não uma qualquer mas uma muito especial que seja orientada pelos afectos e sua experiência compartilhada. Numa afirmação artística de acção colectiva consciente,com sentido político ampliado,de Humanidade,pela defesa de acesso aos bens culturais assim como sua produção,reclamando a necessidade de uma democracia real no momento presente. Por princípio da nossa própria responsabilidade política e social,através duma acção comunitária ética, intervenção que deve crescer junto com o reordenamento de território habitacional onde se deve cultivar bens essenciais como a cultura,na medida da contemporaneidade e suas próprias forças potenciais,reveladas nas necessidades básicas. Lembrando que se há a abundância e a escassez,além de tudo existe uma partilha humana possível: o Afecto.
Contámos juntar aqui 100 livros preferidos de 100 pessoas doadoras dos mesmos, atingido o conjunto estendemos o caminho do projecto para a próxima comunidade interessada e assim em diante.
Como assim? Trabalhando junto com o carinho natural das crianças,desenvolve-se um mundo cheio de ideias por realizar,temos como estimular essa fonte recriadora do qual depende o futuro do Mundo,que não se cumpre ao deixar prender por outras forças que instrumentalizam,seja o Mundo ou o Homem,até a sua própria existência.
Esse mérito inocente da pessoa quando é criança não pode ser violentado. Merece ser potenciado pela acção conjunta e assente na troca de experiências,individual e coletivamente.
A Biblioteca cumpre-se na reunião destes livros e também promovendo diversos encontros que se realizam em torno deles. Contamos também com você!
(1º convite e onde tudo começou)
os livros chegam
de vários lugares
do mundo
Participe no nosso futuro e entre na rede da Biblioteca de Afectos